7 CURIOSIDADES SOBRE GIN QUE NINGUÉM NUNCA TE CONTOU


1) Gin ou Gim?
Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escrever o nome da bebida, que embora o nome original seja escrito com N, o dicionário Aurélio de Portugal traz a palavra com a letra M no final. Porém independente da última letra, a palavra em português é um substantivo masculino: ou seja, nada de “a” gin/gim.

2) Origem do nome da bebida?
A bebida foi batizada com derivação do vocábulo inglês gin, relacionado à genebra, que possui simplificação geneva. Esta simplificação derivou a palavra genever, que é o nome holandês da erva-base do gin, conhecida no Brasil como zimbro.

3) Você sabia que a bebida era consumida na guerra?
Durante a guerra dos 30 anos, o remédio produzido por la Boie tornou-se muito popular entre os soldados, ficando popularmente conhecida como “coragem holandesa”, pois era consumida pelos soldados antes das batalhas para afastar o frio rigoroso do inverno europeu.

4) O gin já foi mais barato que a cerveja, você sabia?
Com o desenvolvimento do método de destilação de alambique contínuo desenvolvido por Aeneas Coffey e Robert Stein, o gin passou a ser produzido em larga escala na Inglaterra e tornou-se, por um longo período, mais barato que a cerveja.

5) Qual o sabor característico ao gin?
A marca registrada do gin, sem sombra de dúvidas, é o zimbro. Este ingrediente é obrigatório e é ele o responsável por caracterizar a bebida.
O zimbro é extraído do fruto (baga) de árvores da família dos pinheiros, originárias do Hemisfério Norte. Seu sabor é ligeiramente apimentado e com toque cítrico.

6) Você sabe qual as melhores frutas para combinar com o gin?

Limão, laranja, açaí, Abacaxi e melancia

7) O gin tem ingredientes similares a perfume você sabia?
A grande sacada é que, como muitos outros destilados, a essência da bebida tem muito em comum com um perfume. Isso porque os ingredientes são os mesmos. No gin, são usadas raízes de lírio, alcaçuz e angélica. No perfume, também.

Fechar Menu